Verbo é a classe gramatical de palavras que representa acontecimentos, estados, ações ou fenômenos naturais de acordo com o tempo em que a ação foi executada e do sujeito que executa o verbo. Sendo assim, elas flexionam conforme:

  • o tempo (passado, presente ou futuro);
  • o número (singular ou plural);
  • a voz (ativa, passiva ou reflexiva);
  • o modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo);
  • a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa).

O que é estrutura verbal?

O verbo possui três partes usuais em sua estrutura:

Radical – é o trecho cujo verbo se origina, por isso, costuma não ser alterado durante as flexões.

Vogal temática – faz referência à vogal que vem logo depois do radical, onde os verbos podem ser de 1ª conjugação (vogal temática a, terminados em – ar), de 2ª conjugação (vogal temática e, terminados em – er) ou de 3ª conjugação (vogal temática i, terminados em – ir).

Desinência – representa o fim da palavra, expressando a pessoa e o tempo do verbo.

Ex. Amar – Beber – Cair.

Desse modo, observe como nas conjugações, o radical tende a permanecer o mesmo, enquanto a desinência se altera, ou seja, flexiona conforme a conjugação, em que a vogal temática pode ou não sumir de acordo com ela.

Ex. Amamos – Bebiam – Caiu

O que é flexão verbal?

Os verbos flexionam conforme o modo, a pessoa, o número, a voz e o tempo. Onde relacionado ao número, pode-se ter o sujeito no plural ou singular. Além disso, o sujeito pode ser ainda de 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, sendo a 1ª a que fala, a 2ª com quem se fala e a 3ª outra que não se encaixa nos dois grupos anteriores.

NúmeroPessoa 
SingularEu
 Tu
 Ele / ela
PluralNós
 Vós
 Eles / elas

O que são modos verbais?

Os modos verbais manifestam a relação da pessoa que fala relacionado ao fato dado pelo verbo. Assim:

O modo indicativo exprime certeza em relação ao fato, que é ou será considerado como real.

Já o modo subjuntivo expressa possibilidade, dúvida, suposição para uma ação que não é tida como verdadeira ainda ou que não pode ser considerada como real.

Por fim, o modo imperativo manifesta uma exigência, um pedido, uma ordem que espera-se ser cumprida.

O que são tempos verbais?

O tempo verbal aponta quando acontece a ação referente ao enunciado, podendo ser principalmente passado/pretérito (antes do enunciado), presente (junto com o enunciado) e futuro (após o enunciado). Dessa forma, os tempos verbais diferenciam-se conforme o modo verbal. Observe:

  • Tempos verbais do modo indicativo

Presente – o fato acontece no instante da fala.

Pretérito perfeito – o fato aconteceu num instante antes da fala.

Pretérito imperfeito – o fato acontecia num instante antes da fala, mas deixou de acontecer.

Pretérito mais que perfeito – o fato acontecera num instante antes ao de outro fato já ocorrido num momento anterior ao da fala. Sendo este o passado do passado.

Futuro do presente – o fato aconteceu num instante depois ao da fala.

Futuro do pretérito – o fato aconteceria num instante depois ao de outra ação já ocorrida no passado, mas as duas sendo antes ao momento da fala. Sendo este o futuro do passado.

  • Tempos verbais do modo subjuntivo

Presente – hipótese de que o fato aconteça.

Pretérito imperfeito – suposição de como seria se o fato acontecesse.

Futuro do presente – suposição de quando o fato acontecer.

  • Tempo verbal do modo imperativo

Presente – por se referir a uma exigência, o imperativo só é conjugado no tempo presente. Ex. Ande logo!

O que são vozes verbais?

As vozes verbais exprimem a relação do sujeito com o fato expresso.

Voz ativa – o sujeito realiza a ação do verbo. Ex. Jorge arrumou Rafael.

Voz passiva – a ação do verbo é sofrida pelo sujeito. Ex. Jorge foi arrumado por Rafael.

Voz reflexiva – o sujeito realiza e sofre a ação do verbo ao mesmo tempo. Ex. Jorge se arrumou.

O que é conjugação verbal?

Como visto anteriormente, o verbo pode ser conjugado conforme o sujeito, a voz verbal, o tempo e o modo. Desse modo, veja na prática alguns exemplos de conjugações.

  • Indicativo 

Presente

AmarBeberCair
Eu AmoBeboCaio
TuAmasBebesCais
Ele/elaAmaBebeCai
NósAmamosBebemosCaímos
VósAmaisBebeisCaís
Eles/elasAmamBebemCaem

Pretérito imperfeito

AmarBeberCair
Eu AmavaBebiaCaia
TuAmavasBebiasCaias
Ele/elaAmavaBebiaCaia
NósAmávamosBebíamosCaíamos
VósAmáveisBebíeisCaíeis
Eles/elasAmavamBebiamCaiam

Pretérito perfeito

AmarBeberCair
Eu AmeiBebiCai
TuAmasteBebesteCaíste
Ele/elaAmouBebeuCaiu
NósAmamosBebemosCaímos
VósAmastesBebestesCaístes
Eles/elasAmaramBeberamCaíram

Pretérito mais que perfeito

AmarBeberCair
Eu AmaraBeberaCaíra
TuAmarasBeberasCaíras
Ele/elaAmaraBeberaCaíra
NósAmaramosBebêramosCaíramos
VósAmáreisBebêreisCaíreis
Eles/elasAmaramBeberamCaíram

Futuro do presente

AmarBeberCair
Eu AmareiBeberei  Cairei
TuAmarásBeberásCairás
Ele/elaAmaráBeberáCairá
NósAmaremosBeberemosCairemos
VósAmareisBebereisCaireis
Eles/elasAmarãoBeberãoCairão

Futuro do pretérito

AmarBeberCair
Eu AmariaBeberiaCairia
TuAmariasBeberiasCairias
Ele/elaAmariaBeberiaCairia
NósAmaríamosBeberíamosCairíamos
VósAmaríeisBeberíeisCairíeis
Eles/elasAmariamBeberiamCairiam

Subjuntivo

Presente

AmarBeberCair
Eu AmeBebaCaia
TuAmesBebasCaias
Ele/elaAmeBebaCaia
NósAmemosBebamosCaiamos
VósAmeisBebaisCaiais
Eles/elasAmemBebamCaiam

Pretérito perfeito

AmarBeberCair
Eu AmasseBebesseCaísse
TuAmassesBebessesCaísses
Ele/elaAmasseBebesseCaísse
NósAmassemosBebêssemosCaíssemos
VósAmásseisBebêsseisCaísseis
Eles/elasAmassemBebessemCaíssem

Futuro

AmarBeberCair
Eu AmarBeberCair
TuAmaresBeberesCaíres
Ele/elaAmarBeberCair
NósAmarmosBebermosCairmos
VósAmardesBeberdesCaírdes
Eles/elasAmaremBeberemCaírem

Como é a classificação dos verbos?

Os verbos são classificados conforme a sua flexão. Portanto:

Verbos regulares – respeitam o modelo convencional de flexão, no qual o radical não muda e a desinência se altera de acordo com os dados vistos anteriormente. Ex. Amar, Beber, Cair.

Verbos irregulares – também possuem a tendência de seguir o modelo padrão, porém com algumas conjugações como exceção. Sendo situações em que o radical pode ser mudado, possivelmente numa ou outra conjugação. Ex. Dar, Caber, Ouvir.  

Verbos anômalos – estes são os considerados verbos com mais de um radical (tornando-os sem padrão determinado nas conjugações). No entanto, alguns gramáticos consideram anômalos qualquer verbo que não apresente um padrão estabelecido (sem precisamente necessitar de mais de um radical). Ex. Ser, Rir.

Verbos defectivos – são os termos que não conseguem ser conjugados em todos os tempos, pessoas e formas. Ex. Falir, Colorir.

Verbos abundantes – possuem mais de uma maneira correspondente para a mesma conjugação em algumas situações. Ex. Pagar (pagado e pago), Haver (havemos e hemos), Entregar (entregado e entregue).

Quais são as formas nominais?

As formas nominais não expressam o modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) nem o tempo (passado, presente ou futuro) conforme o contexto em que surgem. Podem, além disso, desenvolver a função de nome (substantivo) em vez de verbo em alguns casos.

Infinitivo – podendo ser utilizado como substantivo, é o ato verbal em si. Ex. Amar, Beber, Cair.

Gerúndio – é o ato verbal em curso de ação e pode ser utilizado como adjetivo ou advérbio. Ex. Amando, Bebendo, Caindo.

Particípio – pode ser utilizado como adjetivo, sendo este o ato verbal enquanto resultado. Ex. Amado, Bebido, Caído.

O que são locuções verbais?

Locuções verbais tratam-se da concordância de um verbo auxiliar com um verbo principal, ou seja, dois ou mais verbos agrupados. Desse modo, o verbo principal continua em sua forma nominal, devendo conjugar o verbo auxiliar conforme o modo e o tempo adequados.

Quais são os complementos verbais?

Complemento verbal representa a palavra que completa o sentido do verbo transitivo (termos que precisam de complemento verbal para ter coerência), podendo ser objeto direto e objeto indireto.  

  • Objeto direto

Esse elemento completa o sentido do verbo sem a necessidade de preposição, ou seja, se une diretamente ao verbo transitivo sem a utilização de preposição. Onde esta espécie de complemento verbal pode possuir como núcleo palavras com função de substantivo, pronomes pessoais do caso oblíquo e substantivos. Observe os exemplos:

O gato matou o camundongo. (o camundongo – objeto direto; núcleo – camundongo)

A garota trouxe comida. (comida – objeto direto; núcleo – comida)

A bebê estava risonha. A madrinha colocou-a em uma fralda. (a – objeto direto; núcleo – remete à “menina” na primeira oração)

  • Objeto indireto

O objeto indireto complementa o sentido do verbo transitivo com a utilização de preposição, ou seja, a união entre o verbo e seu complemento acontece por meio de uma preposição. Assim, a precisão de uma preposição é requerida pelo próprio verbo. Os pronomes pessoais oblíquos “lhe” e “lhes” são especialmente objetos indiretos quando relacionados ao verbo. Observe alguns exemplos:

Entregaram-lhe a encomenda?

Cogitava ao cargo de presidente do condomínio.

Assistimos ao campeonato da seleção brasileira de tênis.

Temos por definição de objeto a palavra da sentença que sofre a ação do sujeito manifestada pelo verbo e completa o sentido deste verbo transitivo.

Exercícios Resolvidos

Questão 1 – O verbo está na voz ativa na oração:

a) Alugam-se casas.

b) Foi solucionado o problema.

c) Eu apresentei-me ao público.

d) Os alunos conversaram com o diretor.

Resposta:

Na primeira oração, o verbo está na voz passiva pronominal e na segunda, o verbo está na voz passiva analítica, já que os sujeitos são pacientes das ações expressas pelos referidos verbos. Na terceira oração, o verbo está na voz reflexiva para indicar que o sujeito é agente e paciente da ação expressa por “apresentar”. E, por fim, o verbo está na voz ativa na última oração, exprimindo que o sujeito (“Os alunos”) é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo “conversar”. Portanto, a resposta correta é a alternativa d.

Questão 2 – O verbo em destaque foi incorretamente analisado em:

a) Acordei no meio da noite e pensei em você. (Verbo transitivo indireto)

b) Ela estava animada ontem. (Verbo de ligação)

c) Todos brincavam no quintal. ( Verbo transitivo indireto)

d) Pedi a conta e saí do restaurante. (Verbo intransitivo)

Resposta: 

A questão pede para identificarmos em que alternativa o verbo está analisado incorretamente. A resposta da questão é a alternativa c – “Todos brincavam no quintal.” (Verbo transitivo indireto). O verbo brincar é, na verdade, intransitivo, pois não pede complemento algum. O termo “no quintal” é adjunto adverbial de lugar, e não objeto indireto, como se poderia pensar. As demais alternativas estão todas analisadas corretamente.

Questão 3 – Identifique a frase em que o verbo destacado foi flexionado corretamente:

a) As testemunhas do crime deporão amanhã.

b) As crianças exporam os desenhos na sala de aula.

c) No mês passado, nós propomos a realização de um bingo.

d) Se ele dispor de muitos recursos, poderá fazer a reforma do local.

Resposta:

A conjugação de “depor”, “expor”, “propor”, “dispor”, etc. segue a conjugação do verbo de que derivam: “pôr”. Nesse contexto, o verbo na primeira frase (alternativa “a”) foi flexionado corretamente para indicar o futuro do presente (“deporão” vem de “porão”). Nas alternativas “b” e “c”, os verbos exprimem ações concluídas. Por isso, devem ser empregados no pretérito perfeito: “As crianças expuseram os desenhos na sala de aula.” e “No mês passado, nós propusemos a realização de um bingo”. Os verbos citados (“deporão”, “expuseram” e “propomos”) foram flexionados no modo indicativo, isto, é expressam certezas. Já na última frase (alternativa “d”), aparece o modo subjuntivo